Cartografia das Saudades é um projeto de pesquisa que pretende mapear cidades através de afetos. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (LAB / PE) no edital de formação e pesquisa, e tem execução entre dezembro de 2020 e março de 2021, porém, o mapa afetivo desenhado com a pesquisa estará em constante construção.
Como são compostos os nossos mapas afetivos em uma cidade?
A proposta da Cartografia das Saudades é investigar imaginários da cidade que nos habita, e, a partir dessa investigação, construir esses mapas afetivos. Essa pesquisa nasce do desejo de conhecer territórios traçados por sentimentos e que não podem ser representados em escalas cartográficas. Partimos da tese de que as cidades são apreendidas pelas subjetividades de seus habitantes e viajantes, e de que imagens e narrativas construídas acerca delas são movidas por relações subjetivamente construídas. Nem sempre, contudo, a cidade que nos habita é palpável a outras pessoas e, embora elas sejam espaços eminentemente coletivos – de usufruto, de apropriação e pertencimentos coletivos – são observadas e vivenciadas por indivíduos cujas experiências evocam memórias e narrativas particulares.
Esta cartografia está sendo composta por depoimentos, fotos, textos, desenhos e vídeos feitos por moradores e viajantes que têm o desejo de compartilhar esses espaços particulares conosco.
Para o desenvolvimento do projeto, lançamos uma campanha aberta a todas e todos que quiserem participar, traçando sua própria cidade em memórias. O mapa em construção neste site será produto das oficinas realizadas com o objetivo de ativar essas memórias, e produzir narrativas com elas - as quais chamamos de mapas afetivos individuais, ou, mapa de saudades. Além da confecção desta cartografia, temos também a intenção de suscitar reflexões acerca das relações entre corpo e território.
A campanha lançada em redes sociais e divulgada tanto nas redes quanto na mídia é aberta às narrativas sobre toda e qualquer cidade, contudo, nosso ponto de partida para a construção desta cartografia de saudades é a cidade do Recife, onde residem as autoras do projeto, a jornalista Janaína Serra e a historiadora, Karuna de Paula.